Suplementação de Cafeína Pré-treino/Parte 2

 A 1,3,7-Trimetilxantina(Cafeína) é um alcaloide consumido amplamente pelo mundo todo, e cada vez se propaga com maior fama entre os atletas recreacionais de musculação como um pré-treino altamente lipolítico. Então vamos discutir um pouco sobre essa substância, primeiramente, onde posso encontrar cafeína no meu dia-a-dia? em várias bebidas, como o café, chá-verde, chá-preto, refrigerantes e outros que podem ser vistos na tabela abaixo
.

 E qual seu efeito quando utilizada como pré treino? Então, a cafeína pode ter efeitos no Sistema nervoso central(SNC) e nos músculos, o efeito no SNC se baseia na competição que a Cafeína tem com a Adenosina (Que tem como função a redução da atividade motora levando ao relaxamento) pelos sítios de ligação da adenosina, essa competição leva a uma menor resposta da adenosina no organismo e uma maior resposta da cafeína por conta da ligação ao receptor,  assim causando um efeito excitatório no SNC, com maior liberação de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina) e ao aumento das endorfinas circulantes, o que faz o corpo permanecer em estado de alerta, retardando a fadiga muscular. 

Essas catecolaminas que são liberadas, também tem o efeito sobre as células adiposas, a partir de sua ligação a elas, ocasionando o aumento da termogênese e da atividade mitocondrial da lipólise. 

Os efeitos musculares que podem ser vistos são, a maior saída do cálcio do reticulo sarcoplasmático e sua menor captação, dessa forma melhorando a contratilidade muscular e aumentando a circulação sanguínea de Óxido Nítrico (Vasodilatador). 

O consumo, normalmente, utilizado como pré-treino é de 3 a 6 mg/Kg/dia, 1 hora antes do treino, por causa do seu pico máximo de concentração sanguínea ser 1 hora após a ingestão. 

O consumo exagerado de cafeína pode causar efeitos deletérios ao organismo (como doses acima de 9mg/kg/dia), como ansiedade, insônia, aumento da pressão vascular, taquicardia e até mesmo a morte. 

A Autoridade europeia para a segurança dos alimentos recomenda que adultos limitem sua ingestão de cafeína em até 400mg/dia, enquanto para gestantes é sugerido até 200mg/dia e para crianças e adolescentes até 3mg/kg/dia.

 Obs: usos por tempo prolongados de suplementos a base de cafeína podem causar resistência a essa substância, por isso deve ser utilizada estrategicamente durante os períodos da dieta e treino, como em um período de perda de gordura e manutenção da massa magra (Cutting), para retirar máximo proveito desa droga.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fisiologia Endócrina: Mecanismo de feedback negativo da testosterona

Uso de testosterona exógena e sua relação com a esterilidade e a disfunção erétil entre homens

Suplementar cafeína no pré-treino... funciona?